REABILITAÇÃO INTELECTUAL 

Serviços de Referência em Habilitação e Reabilitação Neurossensorial do Ministério da Saúde.

 

Estimulação Neuropsicossensorial

O objetivo da Estimulação Neuropsicossensorial visa, de forma harmoniosa, o Desenvolvimento Cognitivo e Emocional, tendo como principal finalidade proporcionar e fornecer ferramentas psicológicas que permitam maximizar as Capacidades.

 

Capacidades de:

  • Aprender a Aprender;

  • Aprender a Pensar e Refletir;

  • Aprender a Transferir e a Generalizar Conhecimentos; e

  • Aprender a Estudar e a Comunicar, muito mais do que a Memorizar e Reproduzir informações.

 

Atendimento oferecido - SUS

  • Eletroencefalografia

  • Enfermagem

  • Fisiatria

  • Fisioterapia

  • Fonoaudiologia

  • Neurologia

  • Nutricionista

  • Oftalmologia

  • Ortopedia

  • Ortorrinolaringologia

  • Psicopedagogia

  • Psicologia

  • Psiquiatria

  • Terapia Ocupacional

  • Serviço Social

  • Dança

  • Musicoterapia

  • Teatro

  • Educação Física

 

Diagnóstico          

  • Autismo Atípico;

  • Autismo Infantil;

  • Encefalopatia Crônica Não Progressiva;

  • Deficiências Múltiplas;

  • Deficiência Intelectual;

  • Hiperatividade;

  • Síndrome de Asperger;

  • Síndrome de Down;

  • Síndrome de X-Frágil;

  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e outras.

 

Equipe Técnica Especializada*

  • Fisioterapeutas

  • Fonoaudiólogos

  • Psicólogos

  • Terapeutas Ocupacionais

 * Trabalhando dentro das Unidades.

 

Estratégia/Recurso/Execução

 

 Atendimentos

  • Todos os Usuários das três Unidades são atendidos em Sala de Aula junto com a Professora.

  • Quando necessário o atendimento é feito individualmente ou em duplas.

  • Quando necessário se faz grupos maiores a fim de trabalhar assuntos comuns.

 

 Prontuário

É obrigatória a Leitura do Prontuário do Usuário para se tomar conhecimento de suas dificuldades, patologias, alimentação e outros cuidados especiais, a fim de programar o atendimento, seja ele individual ou em Sala/Grupo, e marcar o primeiro encontro com a Família.

 

Equipe Multiprofissional

O trabalho da Equipe Multiprofissional é buscar melhores formas de Ensinar, Aprender e Adaptar o Usuário na Sociedade.

 A Equipe Multiprofissional com seu amplo conhecimento de diferentes Modelos, Teorias, Métodos de Avaliação, Planejamento, Conhecimento de Base Neurobiológica do Comportamento Psicoeducacional e de Reabilitação Cognitiva (nossa linha de trabalho), realiza um Trabalho de Prevenção, Habilitação e Reabilitação no Processo de Ensino e Aprendizagem para Crianças, Adolescentes e Adultos com Déficit Cognitivo e outras Patologias.

 

 Projetos

A APRAESPI trabalha com programas especialmente elaborados por faixa etária para o tratamento de pessoas com Deficiência Intelectual, Síndromes e/ou outras Patologias.

 

 Projetos Especialmente Elaborados para atender as dificuldades dos Usuários

 

Fonoaudiologia

  • O Brincar

  • Jogos das Letras

  • Expressividade

  • Soletrando

  • Contador de Estórias

  • Leitura Itinerante

  • Projeto de Linguagem

  • Treinamento Auditivo

 

 Psicologia

  • Terapia Cognitiva Individual

  • Equipe Interdisciplinar em Sala de Aula

  • Orientação Sexual para Adolescentes em Grupos

  • Pais e a Sexualidade do Filho

  • Acompanhamento Psicológico em Grupos

  • Drogas – Informar para Prevenir

  • Orientação Profissional

  • Psicoeducação Familiar em Grupo através do Brinquedo

 

 Psicologia

O Psicólogo é um profissional que busca identificar os problemas relacionados ao Comportamento e as Emoções e, por meio de intervenções, visa Amenizar as Angústias que afligem o Ser Humano promovendo assim, a Saúde Mental.

 Trabalhos Realizados

  • Diagnosticar Distúrbios Psicológicos e Comportamentais que afetem negativamente o dia a dia das pessoas;

  • Intervir na Modificação de Comportamentos Desviantes;

  • Ajudar na Recuperação do Equilíbrio Emocional;

  • Realizar o Atendimento Psicoterápico Individual ou em Grupo;

  • Atuar junto a Equipe Multiprofissional para melhor compreender os Fatores Emocionais que intervêm na Saúde Geral do Indivíduo;

  • Atuar como facilitador no Processo de Integração e Adaptação do Indivíduo em diversas situações; e

  • Dar orientação Familiar, Individual e em Equipe.

 Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como objetivo de estudo a Comunicação Humana no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças.

 

  Atuação

As áreas de atuação dos profissionais estão relacionadas com a Audição, Cognição, Linguagem Oral e Escrita, Fala, Fluência, Voz, Funções Orofaciais e Deglutição.

 Trabalhos Realizados

  • Atuar junto a Equipe Multiprofissional;

  • Intervir nos Distúrbios de Comunicação Oral e Escrita;

  • Aprimorar Habilidades Auditivas;

  • Estimulação Precoce;

  • Adequação das Funções Orais e Musculatura Orofacial; e

  • Orientação dos Pais ou Responsáveis, Professores e Cuidadores.

 

Terapeuta Ocupacional

O Terapeuta Ocupacional é um profissional da Área da Saúde que visa Adequar as Capacidades Físicas, Mentais e Sociais do Indivíduo de acordo com o seu contexto, onde é utilizado como Objeto de Estudo o Fazer Humano e a Análise da Atividade.

 Trabalhos Realizados

  • Avaliar o Paciente na realização das atividades de acordo com o seu Contexto, Capacidade Física e Cognitiva;

  • Realizar um Plano Terapêutico com os objetivos a serem alcançados durante o tratamento;

  • Realizar Treino de Atividades de Vida Diária (A. V. D`s e A. V. P`s) para melhorar o Desempenho Funcional;

  • Auxiliar na aquisição das Habilidades Motoras e Cognitivas de acordo com o seu Contexto e Capacidades;

  • Favorecer e Incentivar a Autonomia e Independência;

  • Indicar e Confeccionar Orteses e Adaptações necessárias;

  • Estimular o Convívio Social e Atividades de Lazer; e

  • Orientar os responsáveis, Familiares, Professores e Cuidadores.

 

Nutricionista

O Nutricionista é o profissional apto para Elaborar Cardápios de acordo com a necessidade fisiológica de cada indivíduo.

  Funções do Nutricionista

  • Identificar as Deficiências de Nutrientes de cada indivíduo para Prevenir, Promover e Recuperar a Saúde e o Estado Nutricional;

  • Prescrever Suplementos Alimentares para as necessidades nutricionais de indivíduos que não têm uma ingestão adequada de nutrientes;

  • Elaborar Dietas Específicas de acordo com as Patologias;

  • Supervisionar a Dieta Enteral, e dar Orientações aos Familiares;

  • Verificar qual o tipo de Consistência da Alimentação é adequada a cada deficiência, seja ela Física ou Mental;

  • Orientar as mães desde a Gestação, Amamentação e Desmame de Crianças, e todos os passos da Alimentação Saudável Infantil;

  • Fazer Atendimento Ambulatorial de Doenças Crônicas Não transmissíveis; e

  • Promover a Educação Nutricional.

 

 Enfermagem

O Serviço de Enfermagem na APRAESPI conta com uma Equipe composta por Enfermeiros, Auxiliares de Enfermagem e Cuidadores, que prestam cuidados direto no atendimento às principais necessidades básicas dos Usuários.

 Trabalhos Realizados

Os trabalhos realizados na Enfermagem contam com a supervisão de Enfermeiros Responsáveis tais como:

  • Administração de Medicamentos (com prescrição médica);

  • Realização dos Primeiros Atendimentos (Urgência e Emergência);

  • Curativos (com prescrição médica);

  • Administração de Dietas (via oral ou entera);

  • Proceder a Inalação (conforme prescrição médica);

  • Sinais Vitais (Pressão Arterial, Temperatura, Pulso e Respiração);

  • Esterilização de Materiais;

  • Registro de qualquer interocorrência com o Usuário;

  • Higiene Corporal, Banho e Troca de Fraldas;

  • Higiene Bucal;

  • Posicionar o Usuário de acordo com a Orientação Técnica recebida da Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga;

  • Proceder a Estimulação Neurossensorial de acordo com a Orientação Técnica;

  • Promover o bem estar do Usuário.

 

Trabalho de Equipe Interdisciplinar Realizado em sala de aula:

O trabalho de Equipe Interdisciplinar no contexto da Associação, justifica-se pela observação da necessidade de trabalhar junto ao professor de forma prática, as dificuldades motoras, de linguagem, comportamentos sociais, e cognitivos; que influem no desenvolvimento global do usuário.

Desta forma ocorre a unificação das metas, onde todos os profissionais envolvidos trabalham em conjunto, integrando seus conhecimentos em busca da Eficácia no atendimento ao usuário. A Equipe Interdisciplinar é formado pelos Profissionais da saúde Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e os profissionais da educação, Pedagogos (professores).


 

Psicomotricidade em Equipe Interdisciplinar:

Modalidade Terapêutica realizada com crianças, parte do pressuposto de uma integração físico/psíquica, entendendo que as dificuldades funcionais motoras podem trazer prejuízos emocionais, assim como perturbações psíquicas podem encontrar manifestações através de distúrbios psicomotores.

Portanto, em trabalho Terapêutico se faz necessário a fim de levar o usuário a buscar o auto-conhecimento de seu corpo, uma percepção mais apurada de si mesmo e do seu corpo, no mundo, com suas possibilidades, dificuldades e incapacidades Trabalho realizado em sala de aula por equipe Interdisciplinar.


 

Projeto de Linguagem em Equipe Interdisciplinar:

Realizado por fonoaudiologos tem como objetivo incentivar a ação do usuário no sentido de alcançar, através de esquemas e sensório motores, num nível de organização cognitiva necessária para a evolução de toda a atividade representativa, ou seja, o desenvolvimento cognitivo visto no sentido da construção do conhecimento por meio da linguagem. Trabalho realizado em sala de aula por Equipe Interdisciplinar.


 

Treinamento Auditivo em Equipe Interdisciplinar:

Trabalho pioneiro realizado em sala de aula, tem como objetivo estimular as habilidades auditivas e a linguagem. Treinar a percepção auditiva relacionada com a fala, a linguagem, a audição a leitura e outras funções do sistema nervoso Central. Trabalhar juntamente com a família e professores, que são de grande valia para o processo de aprendizagem, visando modificações físicas no ambiente de estudo, ensino ou atitudes específicas dos pais e professores.


 

Educação Cognitiva em Equipe Interdisciplinar:

Educação cognitiva é um trabalho realizado em sala de aula pela Equipe Interdisciplinar formado pelos profissionais da saúde e da educação. A aplicação da Educação Cognitiva no currículo é uma oportunidade de desenvolver e maximizar os processos de captação, integração, elaboração e expressão de informações. A educação cognitiva não ensina conteúdos disciplinares mas é de fundamental importância para que os alunos melhorem o desempenho nas matérias escolares. São inúmeros os benefícios, das Técnicas cognitivas para a Educação:

           Melhora a motivação para a aprendizagem;

           Facilita as relações interpessoais;

           Fornece os pré- requisitos necessários para tirar proveito de todas as situações de aprendizagem;

           Otimiza a capacidade de aprender;

           Realiza transferência das competências aprendidas previamente.

Esse trabalho fornece ferramentas psicológicas que permitem maximizar a capacidade de aprender a aprender, de aprender a pensar e a refletir, de aprender a transferir e a generalizar conhecimentos de aprender a estudar e a comunicar, muito mais do que a memorizar e reproduzir informações.


 

Grupo de Orientação e Convívio Familiar em Equipe Interdisciplinar:

É um trabalho que tem como meta a estruturação emocional da família com a chegada de uma criança portadora de alguma deficiência. A dinâmica e a harmonia familiar são prejudicadas, gerando sentimentos de inconformismo, incompetência, insegurança, e portanto se faz necessário um trabalho de grupo de orientação e convívio familiar com o objetivo de propiciar estimulação psico-social centrado no lúdico e o mais precocemente possível, à criança de 0 a 6 anos, dando subsídios as famílias para se tornarem o principal agente de desenvolvimento de seus filhos, envolvendo a família em todas as atividades lúdicos, aceitando e reconhecendo a importância dos vínculos familiares para o desenvolvimento saudável da criança, nas perspectivas de sua inclusão social.

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