Uma conquista que fez história

Por Lair Moura - Superintendente da Apraespi

Em 2017 se comemora os 25 anos de uma grande conquista, não apenas para as pessoas com deficiências, mas para toda a sociedade civil. À época como presidente da Federação das Apaes de São Paulo, redigi o texto que foi aprovado na Assembleia Legislativa e instituiu no Estado a “Semana de Prevenção às Deficiências”, celebrado anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto.O valor dessa lei (nº 7944/1992), por si só, já é motivo de grande alento. Todos os anos a imprensa e a sociedade dedicam uma semana para divulgar a importância de se prevenir as deficiências e os métodos mais adequados. 

A Semana de Prevenção às Deficiências tem como objetivo estimular a junção de esforços entre prefeituras e comunidade para fomentar projetos preventivos em benefício da população. A maior parte das deficiências podem ser evitadas com ações bastante simples e de baixo custo, ao alcance de qualquer administração municipal. Em muitos casos, a divulgação e a mobilização são o mais importante.

Afinal, como sempre costumo repetir, não é ético e nem justo a sociedade brasileira conviver com tantos casos de deficiência sendo que 70% poderiam ser evitados.

A Apraespi, como diz o próprio nome da associação, cumpre seu papel de prevenção e todos os anos realiza uma série de ações para conscientizar a população. Mas é preciso ir além. É preciso mais compromisso tanto dos governos municipais quanto do estadual e federal.


 

Não há artigos nesta categoria. Se há subcategorias mostradas nesta página, elas podem conter artigos.

Envie sua pauta

Mande sua sugestão de notícia para o email diegosimi@apraespi.org.br ou através do telefone (11)2504-9052

Faça sua parte

Topo