O maior Centro de Reabilitação do ABC

Com mais de 300 funcionários, 49 anos de atuação em Ribeirão Pires e 2 mil pessoas atendidas diariamente em suas seis unidades, a APRAESPI é o maior Centro Especializado em Reabilitação do Grande ABC. É credenciada pelo governo federal para atender pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.

  • (11) 2504-9050

    Centros Especializados:

    Reabilitação Física - (11) 2504-9076
    Reabilitação Auditiva - (11) 2504-9072
    Reabilitação Visual - (11) 2504-9095
    Reabilitação Intelectual - (11) 2504-9070

    COPAR - (11) 4828-4500
    CATI - (11) 4828-1940

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A visita domiciliar é parte da competência técnica e operativa do Assistente Social, como instrumento de campo, que possui uma abordagem própria, podendo se constituir, desta forma em um instrumento de relevante significado ao profissional da área, na defesa e garantia de direitos violados.

A visita domiciliar proporciona a observação da condição domiciliar e da dinâmica familiar, sendo um importante instrumento que potencializa as condições de conhecimento e levantamentos que podem contribuir na intervenção profissional e no atendimento da família em seu próprio contexto social e cultural.

Objetivo

Visitar e conhecer em lócus, a situação sócio-econômica do individuo observado as condições (residência, bairro) em que vive as famílias e apreender aspectos do cotidiano das relações, aspectos esse que geralmente escapam à entrevista.

Utilizando técnica como observação e o registro de informações, afim de promover o atendimento conforme as necessidades de intervenção no próprio meio familiar e comunitário, em que esses indivíduos estão inseridos.

 Objetivos Específicos

  • Compreender sua historia de vida, com suas especificidades e particularidades, sem preconceito e discriminação;
  • Conhecer a família em seu meio social e comunitário, identificando sua rotina familiar;
  • Promover uma abordagem sócio- educativa;
  • Construir e fortalecer vínculos e integração da família com a Associação;
  • Levantamento das dificuldades do grupo família;
  • Orientar e/ou encaminhar aos recursos da Associação e da rede;
  • Ressaltar a importância da participação da família no processo de atendimento e desenvolvimento dos usuários da Associação;
  • Promover o trabalho de prevenção e orientação de acordo com as demandas detectadas; 

Ponto de relevância 

  • A visita deve ter um objetivo a ser atingido;
  • Respeitar á rotina familiar
  • A visita deve sempre estimular o dialogo e a reflexão;
  • Estar sempre atentos á verdade daquela realidade social, entendendo que o olhar deverá ser isento de inferência e preconceitos, portanto, visando apreender a totalidade do contexto familiar que se revela; 

Público Alvo 

  • Famílias usuárias de algum programa de atendimento da Associação;
  • Prioridade ás famílias com baixa situação sócio- econômica ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social;
  • Famílias que já estão sendo atendidas pela Associação; 

Metas 

  • Maximo 8 visitas mensais;
  • As visitas serão realizadas uma vez por semana;

Avaliação 

  • Reunião mensal para a discussão das visitas realizadas e analise das necessidades apontadas;
  • Discussão das demandas identificadas e resolução,
  • Acompanhamento através de fichas e gráficos;

Equipe Multidisciplinar 

  • Assistente Social;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia; 
  • Terapia Ocupacional;
  • Enfermagem;

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